quarta-feira, 1 de outubro de 2008


I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO PR-Palestra prof.Pedro Demo
Idéias importantes destacadas a partir da palestra do professor Pedro Demo.


Professor pesquisador;
Construir conhecimento e fazer o aluno, também, ser um construtor de conhecimento;
Aprendizagem: saber pensar, saber intervir;
Avaliar para garantir a aprendizagem;



A palestra de Pedro Demo proporciona uma reflexão sobre a educação, sua finalidade e sua organização. Penso que o professor deve ser em primeiro lugar um pesquisador, conciliando ensino e pesquisa e desafiar o educando desde cedo a construir e cultivar o seu pensamento criativo e crítico, ou seja ser um construtor de conhecimentos. O pesquisador não somente é quem sabe acumular dados mensurados, mas sobretudo é quem nunca desiste de questionar a realidade. Pesquisa é processo que deve aparecer em todo trajeto educativo.
O professor deve exercer sempre uma postura observadora, reflexiva, pesquisadora, inovadora e de aprendizagem com os outros, com os alunos e com as experiências do dia a dia. Desta forma, a formação deve se estender como aperfeiçoamento continuado e permanente durante todo o percurso da vida pessoal e profissional do professor. Acredito que o educador deverá estar sempre em formação, pois um trabalho essencial como o de ser mestre exige sempre a melhor preparação, o acompanhamento, a mudança e o conhecimento do ser humano, de si mesmo e da realidade que o cerca. O professor que continuamente busca aperfeiçoar-se, retorna sempre, dialogicamente, da prática à teoria e da teoria à prática. É um Eterno aprendiz. Saber aprender/pesquisar.

7 comentários:

SIL disse...

Obrigada amiga!
eu sou assim mesmo, sempre persisto, na vida tudo o que consegui foi com muito esforço e dedicaçãoesei que este é o melhor caminho.
Gostei muito de ler a tua reflexão sobre a palestra do Pedro Demo, e concordo com o que escreveste, pois ele nos inquieta e mostra que precisamos de uma escola diferente, onde os alunos aprendam a pensar e não só reproduzir. Bárbaro também sobre o que ele comenta em relação a pesquisa, enós, que estamos sempre buscando,sabemos o quanto mudamos após cada reflexão.
Um super abraço!

Silvana Carvalho disse...

Jamir, oi
Adorei suas reflexões e também comungo das mesmas idéias. O desejo e a paixão tem que andar de mãos dadas com o professor. Pesquisar e tornar-se autor da sua caminhada faz o professor ter um olhar atento, e porque não, treinado para observar o que muitas vezes não conseguimos ver em primeiro plano.Um beijo Sil Carvalho

sandra disse...

Oi Jamir

Gostei muito da tua reflexão sobre o Seminário.Precisamos ficar inquietados quando ouvimos ,lemos e aprendemos que precisamos transformar nossa realidade educacional com idéias que são possíveis!
Mãos à obra! Não podemos mais nos aquietarmos ! Um grande abraço!

Iris disse...

Olá, Jamir

Como tuas colegas, também gostei muito das tuas considerações sobre a palestra. Não ficou muito claro para mim o que pensas sobre avaliar, para garantir a aprendizagem, mas pelo que já ouvi de ti, penso que deves estar referindo aquele tipo de avaliação que busca compreender como o aluno pensa, para desafiá-lo e na avaliação de nossas próprias ações. É isso?
Concordo também com tua idéia de sermos eternos aprendizes. A evolução dos conhecimentos, técnicas e tecnologias deveriam instigar a todos, neste direção.
Abra@os, Iris

Jamirstj disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jamirstj disse...

Olá!
Penso que a avaliação deve levar o aluno a argumentar, a favor ou contra uma idéia, produzir textos, participar da elaboração de um projeto, propor soluções para uma situação problema. Deve-se valorizar a reflexão, o pensamento autônomo, a participação e a criação, não se limitando apenas a aprendizagem do educando, mas ajudando na transformação da escola, da sociedade e da própria vida de cada um. A avaliação deve ser um processo amplo, no qual se investiga, de modo contínuo e permanente, tanto as ações do professor como o caminho percorrido pelos educandos na construção do próprio conhecimento. Um abraço, jamir

Iris disse...

Olá, Jamir

Obrigada, ficou mais claro o que estavas referindo como avaliação.
Abra@os e até amanhã, Iris