quinta-feira, 2 de abril de 2009

O sujeito e a relação com o saber.


O sujeito e a relação com o saber.
Bernard Charlot é doutor em Ciências da Educação pela Universidade Paris, professor, pesquisador na Universidade de Paris VIII, criador e diretor da equipe de formação doutoral que realiza pesquisas sobre Educação, Socialização e Comunidades Locais. Realizou uma pesquisa durante vários anos nas escolas de periferia da França e desenvolve estudos sobre a relação com o saber, relação com a escola e assuntos relacionados à territorialização das políticas educativas. O presente artigo “o sujeito e a relação com o saber” foi traduzido por Vicente Emídio Alves e está contido no livro: Formação de Educadores: desafios e perspectivas/organizadora Raquel Lazzari Leite Barbosa. – Editora UNESP.2003. O texto explicita alguns resultados de pesquisas que visam articular alternativas interessantes para pensar as relações entre o sujeito e o saber. É um texto que propícia uma reflexão aos profissionais da pedagogia, sociologia, psicologia e demais educadores, pois possibilita um aprofundamento, em relação ao sujeito e a sua construção do conhecimento, que se dá na relação com o mundo, com os outros e consigo.

Um comentário:

Regina Lúcia disse...

Gostaria de ter acesso ao texto completo do artigo "O Sujeito e a Relação com o Saber".